Conta-se numa história que um caozinho abandonado vagueou sem destino por muitos kilómetros até encontrar uma casa no meio do campo onde entrou para descansar.  No interior viu uma porta entre-aberta que dava acesso a um pequeno quarto onde viu muitos outros cães quietos a olhar para ele. Surpreendido com o sucedido, espetou logo as orelhas mostrando um ar agradável e, abanando a cauda em sinal de cumprimento, viu todos fazerem o mesmo para ele. Satisfeito com o que viu, e vendo que aquele espaço já estava ocupado, o caozinho deu meia volta e foi-se embora, dizendo lá para consigo: “Mas que lugar tão agradável este, hei-de voltar aqui mais vezes para cumprimentar os meus amigos”!

             De seguida veio um outro que por ali passava  e entrou na mesma casa, entrou no mesmo quarto e deparou-se com o mesmo cenário. Porém, ao ver ali outros cães como ele, olhou desconfiado e, num ar agressivo, levantou o pêlo e rosnou. Todos fizeram a mesma coisa e o vira-latas saiu dali correndo, assustado, dizendo lá para consigo: “Livra, mas que lugar tão horrivel este! Nunca mais volto aqui!”

 

           A alguns metros daquela casa havia uma placa que dizia: “A casa dos mil espelhos”...  

 

                                                       * * * * *

 Moral da História:

  A personalidade humana reflecte sempre sobre si tudo aquilo que projecta sobre os outros. Por isso Jesus dizia “faz como queres que te façam”, pelo que até mesmo um simples sorriso pode mudar comportamentos e atitudes desagradáveis, gerando bem-estar aos outros e harmonia em nós mesmos.

   Tenha um bom dia!

 

Rui Palmela

 

 Voltar