O CRIACIONISMO E EVOLUCIONISMO

 

  

 

Muita polémica se tem originado nos EUA sobre a questão do criacionismo bíblico e o evolucionismo de Darwin sobre a evolução das espécies.

Não sei qual a capacidade argumentativa dos que defendem uma e outra tese, dividindo-se em discussões estéreis que para nada aproveitam nem clarificam a verdade das coisas, pois no meu entender  ambas as teses estão correctas e não se podem dissociar uma da outra. Isto é, não há evolução sem criação e vice-versa.

A verdade porém é que no livro de Génesis está escrito que “o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus”, tendo surgido primeiro as espécies animais e só depois surgiria o ser humano por algumas razão. O homem teria sido feito pois ao "6º Dia" da Criação e sua companheira teria sido formada de uma de suas 'costelas' enquanto dormia e tudo isto é metafórico e só alguns sabem fazer  uma verdadeira interpretação.

Segundo os criacionistas,  a raça humana nos 5 Continentes (Asiáticos, Africanos, Europeus ou Caucasianos) teria surgido do mesmo casal (Adão e Eva) que habitavam no 'Paraiso', ou o Éden terrestre, onde tiveram seus primeiros filhos (Abel e Caim), sendo que um irmão matou o outro por ciúmes e foi habitar  as terras de Nod da banda do oriente do Paraiso onde conheceu uma mulher a quem suscitou filhos. Sendo assim, pergunta-se: quem era essa mulher se só havia uma no mundo?

Se lermos esta história bíblica textualmente encontraremos estas e outras ‘falhas’ e alguma contradição que os criacionistas não conseguem clarificar e os evolucionistas aproveitam para ironizar. Se ambos entendessem melhor esta questão, talvez chegassem a uma verdadeira conclusão.

Pessoalmente entendo bem a tese Darwiniana sobre a evolução das espécies que vai ao encontro daquilo que o Génesis  revela sobre a Criação,  dizendo que  “o espírito de Deus paira sobre as águas”, tendo sido esta o berço da vida  no Planeta.  Foi nos Oceanos que tudo começou. As primeiras formas de vida unicelulares  se congregaram e se transformaram, dando origem a organismos mais complexos,  dos quais surgiram mais tarde todas as criaturas  do mar, da terra e do ar.

Foi de uma dessa classe de seres ou criaturas que surgiu uma que daria origem aos primatas que andariam na vertical e evoluiria para a fase humana. Esta  espécie se desenvolveu e se tornou mais perfeita há milhares de anos e dela se formou um protótipo que se desenvolveria no Éden (um lugar especial na Terra) onde se criou a raça adâmica. "Adam"  em sanscrito quer dizer 'primeiro ego', o momento a partir do qual o ser humano toma consciência de si mesmo como espécie pensante, racional e inteligente, diferente de todas as outras criaturas que evoluiu ao longo dos tempos até ao século actual.

Portanto, ambas as teses estão correctas e se complementarizam uma à outra desde que se ultrapassem as limitações do conhecimento científico e religioso, desvelando o que é metafórico na Bíblia para se ter uma noção mais perfeita das coisas, ligando as peças do ‘puzle’ que se apresentam à visão dos que raciocinam livremente e sabem encaixá-las intuitivamente fora das discussões estéreis entre  criacionistas e  evolucionistas que se perdem em conjecturas embaraçosas, ficando ainda mais divididos ou afastados do que é essencial.

Já agora, dando a minha própria opinião sobre esta questão do criacionismo  e do evolucionismo, resumirei tudo àquilo que se passa no ventre materno onde o óvulo é fecundado pelo espermatozoide e se multiplica milhões de vezes até surgir a primeira forma de vida animal que parece um girino (ou "peixe-cabeçudo") e vai evoluindo para outra de réptil ou anfíbeo, e depois símiesca (o macaquinho) que evolui até à forma humana que quando está pronta nasce para o mundo do ar morrendo para o mundo das águas (a placenta que rebenta), sendo que os 9 meses de gestação resumem o processo de milhões de anos de evolução nos Oceanos onde tudo começou.

Os criacionistas têm aqui matéria suficiente para pensar e dar razão a Charles Darwin e perceber que a nossa “imagem e semelhança de Deus” é sobretudo na Essência e não na existência, pois é na matéria que evoluimos ao longo do tempo e do espaço até nos tornarmos mais perfeitos, tal como a lagarta que na sua essência é já a formosa borboleta mas não sabe e evolui como verme na sua  existência. Tem sim é de passar por várias 'metamorfoses' para se tornar num ser alado.

Os evolucionistas,  têm de perceber também que desde o Princípio  “o Espírito de Deus paira sobre as águas” donde saiu de resto toda vida na Terra, sustentada até hoje pelo mesmo Deus que sustenta toda a vida  do Universo.  Jesus dizia isso mesmo: "O meu Pai trabalha até hoje"...

Fica aqui esta dissertação,

Pausa para reflexão

Rui Palmela  

 

Ver ainda:

 NO INICIO DOS TEMPOS... 

  AS ERAS GEOLÓGICAS DA TERRA

 

 Voltar